sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROFESSORES [ tecnologia:uma comunicação possível ] ALUNOS

Em tempos tecnológicos, com inovações surgindo a cada dia, o básico giz e lousa se tornam um tanto quanto desinteressante, pois vídeos, programas, meios de comunicação cada vez mais atraentes aos nossos olhares.

Docentes de qualquer nível de escolaridade, não devem se esquivar de introduzir o uso de tecnologias educacionais em suas aulas, pois não somente o computador, ou vídeos, mas toda a tecnologia voltada para o ensino dá um up a mais nas aprendizagens dos educandos.

Mas para os professores inovar suas aulas não é apenas necessário saber das tecnologias, é preciso que se ele tenha uma boa formação sobre elas, para usufruí-las com sabedoria, e usá-las para cada foco de sua aula. Por que se a informação não coincidir com o conteúdo, não fará sentido para o aluno, e então, ficará apenas como divertimento ou distração. E não é isso que queremos a banalização da tecnologia para educação.

A internet nos coloca a frente de várias informações que nos agregam conhecimentos que antes levaria algum tempo, mas deve-se saber onde procurar, pois há sites científicos e não científicos, que postam informações com fundamentos baseados em pesquisas e aqueles que apenas se apropriam dessas informações ou colocam dados sem fundamentos.

Orientar ao aluno, principalmente do ensino superior, na hora de pesquisar informações na internet é importante por que ao fazer pesquisas para compor seus trabalhos e artigos, é necessário que estejam cientes das normas para usos em seus trabalhos, sem plagiar ou dar os créditos aos seus verdadeiros autores.

Assim concluímos que as tecnologias e a internet cada vez mais estarão presentes no cotidiano escolar, em suas mais variadas formas e meios, e professores deverão estar prontos para lidar com um rival poderoso na escala de interesse do aluno. Não que o giz e a lousa serão obsoletos, pois estes itens não precisam de energia ou atualizações, para se lecionar. Entre o giz e a tecnologia, sempre terá – o professor. 

Autor: Karen L. C. de Oliveira,2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário