Docentes
de qualquer nível de escolaridade, não devem se esquivar de introduzir o uso de
tecnologias educacionais em suas aulas, pois não somente o computador, ou vídeos,
mas toda a tecnologia voltada para o ensino dá um up a mais nas aprendizagens dos educandos.
Mas
para os professores inovar suas aulas não é apenas necessário saber das
tecnologias, é preciso que se ele tenha uma boa formação sobre elas, para
usufruí-las com sabedoria, e usá-las para cada foco de sua aula. Por que se a
informação não coincidir com o conteúdo, não fará sentido para o aluno, e
então, ficará apenas como divertimento ou distração. E não é isso que queremos
a banalização da tecnologia para educação.
A internet
nos coloca a frente de várias informações que nos agregam conhecimentos que
antes levaria algum tempo, mas deve-se saber onde procurar, pois há sites
científicos e não científicos, que postam informações com fundamentos baseados
em pesquisas e aqueles que apenas se apropriam dessas informações ou colocam
dados sem fundamentos.
Orientar
ao aluno, principalmente do ensino superior, na hora de pesquisar informações
na internet é importante por que ao fazer pesquisas para compor seus trabalhos
e artigos, é necessário que estejam cientes das normas para usos em seus
trabalhos, sem plagiar ou dar os créditos aos seus verdadeiros autores.
Assim
concluímos que as tecnologias e a internet cada vez mais estarão presentes no
cotidiano escolar, em suas mais variadas formas e meios, e professores deverão
estar prontos para lidar com um rival poderoso na escala de interesse do aluno.
Não que o giz e a lousa serão obsoletos, pois estes itens não precisam de
energia ou atualizações, para se lecionar. Entre o giz e a tecnologia, sempre
terá – o professor.
Autor: Karen L. C. de Oliveira,2011.
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