Temos dois pontos que se divergem,
mas se unem em algumas questões, pois o pesquisador possui uma bagagem teórica,
mas não tem experiência de uma sala de aula, do outro lado o professor que está
dentro da sala de aula precisa sempre se atualizar, para não ficar por fora dos
temas que acabam chegando na aula.
Sem formação adequada o professor
universitário se apóia em suas experiências e no seu conteúdo de quando era
aluno e de seu professor quando estava na graduação. O professor que segue uma
linha de pesquisa e ensino, para criar sua identidade profissional, também agrega seu contexto em que participou e seus
momentos históricos.
Cada vez mais vemos poucos
profissionais que continuam a buscar formação através de especialidades,
mestrados e doutorados, mas isso não garante que será um bom professor, pois,
saber sobre o que se ensina é essencial mas como se ensina é fundamental, para
que seu aluno consiga aprender. Quando se cursa uma pós-graduação, a linha que
se segue é a de pesquisa, e o envolvimento em grupos ou individual, o tempo é
flexível e estruturado para se obter o resultado da pesquisa. E na pesquisa
busca a concordância ou não sobre as teorias e assuntos abordados no curso. O método é definido a partir do
problema e se utilizam de métodos já existentes refletidos em modelos
científicos existentes.
Quando
o professor ensina o aluno, ele é colocado em situações que não são encontrados
em nenhum livro, pois cada aluno vem com uma bagagem de experiências, culturas
e pontos de vista diferentes, e que o professor tem que ter a vivência da sala
de aula para saber manobrar tais eventos. No ensino há desafios, o professor é
colocado no comando de suas ações, ao contrário do professor pesquisador que
tem sempre um orientador a recorrer.
É
necessário que organize em sua disciplina buscando o coletivo para trabalhar
com idéias, experiências de outros da equipe docente, para trazer o melhor para
o seu aluno, se deve estar sempre aberto aos que os outros podem saber para lhe
agregar conhecimento. O tempo do professor não é flexível como do pesquisador,
o conteúdo a ser ensinado de vê caber dentro de um semestre ou dois.
Portanto
saber construir um currículo da disciplina é muito importante por que tudo que
seja fundamental ao aluno aprender deve conter neste planejamento de aulas.
Para
trabalhar o conhecimento no ensino os professores utilizam conteúdos já
existentes e mais ou menos definidos, não esquecendo que todo material de vê
ser bem estruturado para não haver muitos imprevistos, e o professor deve saber
o conteúdo com propriedade para responder a duvidas que não estão nos
conteúdos. Os resultados devem permitir novos olhares e opiniões para que novos
conhecimentos sobre o assunto sejam criados. Já os métodos a serem usados pelos
professores variam, dependendo da linha, visão conhecimento sobre o todo. Ele
pode ser apenas um transmissor de conteúdos ou fazer parte da construção do
conhecimento do aluno, fazendo uma mediação entre conteúdo e aprendizagem,
abrindo e ampliando os olhares de seus alunos.
CAVALLET,1999
fala sobre o professor construir sua prática em cima de sua atuação e sobre ela
focar nesta atuação para que através dela saber onde está dom déficit e onde
está dando certo.
Quando
uma pessoa escolhe uma profissão, possui seus ideais, objetivos e conceitos
sobre a formação, quando se torna profissional encontra a autonomia para
condução de seu trabalho, e um código de ética para seguir. Assim o
profissional evolui em seu conhecimento e desenvolvimento didático o que não
acontece com o técnico que foca somente o que lhe é pedido sem precisar criar
novos métodos sobre algo que trabalha.
O
professor que vem sobre a linha de pesquisa, como no mestrado e doutorado tem
uma metodologia focada na pesquisa, tornando-se um desafio, um trabalho na área
educacional. Um professor possui metodologia e didática e está pronto para
conduzir as perguntas que surgiram em sua aula. Ás vezes saber o conteúdo não
basta para ensinar, é necessário experiências, método(logia) para que o aluno
possa atuar em sua aprendizagem, não com tudo pronto, mas trabalhado por ele.
Este
texto não desmerece o pesquisador, mas nos mostra que para que ele seja um professor é preciso ter “tato”
para coordenar uma aprendizagem eficiente, e o professor precisa estar
sempre agregando conhecimento através de cursos, literários entre outros.
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