sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE: ENSINO E PESQUISA





            Temos dois pontos que se divergem, mas se unem em algumas questões, pois o pesquisador possui uma bagagem teórica, mas não tem experiência de uma sala de aula, do outro lado o professor que está dentro da sala de aula precisa sempre se atualizar, para não ficar por fora dos temas que acabam chegando na aula.
            Sem formação adequada o professor universitário se apóia em suas experiências e no seu conteúdo de quando era aluno e de seu professor quando estava na graduação. O professor que segue uma linha de pesquisa e ensino, para criar sua identidade profissional, também  agrega seu contexto em que participou e seus momentos históricos.
            Cada vez mais vemos poucos profissionais que continuam a buscar formação através de especialidades, mestrados e doutorados, mas isso não garante que será um bom professor, pois, saber sobre o que se ensina é essencial mas como se ensina é fundamental, para que seu aluno consiga aprender. Quando se cursa uma pós-graduação, a linha que se segue é a de pesquisa, e o envolvimento em grupos ou individual, o tempo é flexível e estruturado para se obter o resultado da pesquisa. E na pesquisa busca a concordância ou não sobre as teorias e assuntos abordados no curso.           O método é definido a partir do problema e se utilizam de métodos já existentes refletidos em modelos científicos existentes.
Quando o professor ensina o aluno, ele é colocado em situações que não são encontrados em nenhum livro, pois cada aluno vem com uma bagagem de experiências, culturas e pontos de vista diferentes, e que o professor tem que ter a vivência da sala de aula para saber manobrar tais eventos. No ensino há desafios, o professor é colocado no comando de suas ações, ao contrário do professor pesquisador que tem sempre um orientador a recorrer.
É necessário que organize em sua disciplina buscando o coletivo para trabalhar com idéias, experiências de outros da equipe docente, para trazer o melhor para o seu aluno, se deve estar sempre aberto aos que os outros podem saber para lhe agregar conhecimento. O tempo do professor não é flexível como do pesquisador, o conteúdo a ser ensinado de vê caber dentro de um semestre ou dois.
Portanto saber construir um currículo da disciplina é muito importante por que tudo que seja fundamental ao aluno aprender deve conter neste planejamento de aulas.
Para trabalhar o conhecimento no ensino os professores utilizam conteúdos já existentes e mais ou menos definidos, não esquecendo que todo material de vê ser bem estruturado para não haver muitos imprevistos, e o professor deve saber o conteúdo com propriedade para responder a duvidas que não estão nos conteúdos. Os resultados devem permitir novos olhares e opiniões para que novos conhecimentos sobre o assunto sejam criados. Já os métodos a serem usados pelos professores variam, dependendo da linha, visão conhecimento sobre o todo. Ele pode ser apenas um transmissor de conteúdos ou fazer parte da construção do conhecimento do aluno, fazendo uma mediação entre conteúdo e aprendizagem, abrindo e ampliando os olhares de seus alunos.
CAVALLET,1999 fala sobre o professor construir sua prática em cima de sua atuação e sobre ela focar nesta atuação para que através dela saber onde está dom déficit e onde está dando certo.
Quando uma pessoa escolhe uma profissão, possui seus ideais, objetivos e conceitos sobre a formação, quando se torna profissional encontra a autonomia para condução de seu trabalho, e um código de ética para seguir. Assim o profissional evolui em seu conhecimento e desenvolvimento didático o que não acontece com o técnico que foca somente o que lhe é pedido sem precisar criar novos métodos sobre algo que trabalha.
O professor que vem sobre a linha de pesquisa, como no mestrado e doutorado tem uma metodologia focada na pesquisa, tornando-se um desafio, um trabalho na área educacional. Um professor possui metodologia e didática e está pronto para conduzir as perguntas que surgiram em sua aula. Ás vezes saber o conteúdo não basta para ensinar, é necessário experiências, método(logia) para que o aluno possa atuar em sua aprendizagem, não com tudo pronto, mas trabalhado por ele.
Este texto não desmerece o pesquisador, mas nos mostra que para que ele seja um professor é preciso ter “tato” para coordenar uma aprendizagem eficiente, e o professor precisa estar sempre agregando conhecimento através de cursos, literários entre outros.

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