segunda-feira, 8 de junho de 2015

Síndromes - Conhecer, planejar e incluir

A leitura deste livro se faz importante para que nós professores compreendemos um pouco as diversas síndromes que acometem as crianças e que as vezes chegam para nós na sala de aula. ficamos sem saber o que a síndrome acomete e quais as dificuldades as crianças tem, o que ela é capaz de aprender, assim não exigirmos dela o que ela não irá compreender, pois para cada síndrome há um limite de aprendizado.

Pensando em uma escola que se reinventa e se reinterpreta a cada ano, semestre, dia, que não fica parada no espaço-tempo da ilusão de que todos os seus sujeitos aprendem da mesma forma e, ao mesmo tempo, de que todos têm capacidades iguais, este livro pretende apresentar algumas das principais síndromes que se fazem presentes nas escolas comuns e discutir possibilidades de se aprimorar o processo de escolarização de crianças com essas síndromes, no sentido de contribuir para que a prática docente e pedagógica da escola passe a ver nesses sujeitos as múltiplas possibilidades de aprendizagem para além de suas peculiaridades.



Síndromes:

1 - Síndrome de Rett

2 - Síndrome de Crouzon

3 - Síndrome de Williams

4 - Progéria ou Síndrome de  Hutchinson-Gilford

5 - Síndrome de West

6 - Síndrome de Asperger

7 - Síndrome Kabuki

8 - Síndrome de Gilles de La Tourette

9 - Síndrome de Noonan

10 - Síndrome de Klinefelter

11 - Síndrome de Edwards

12 - Síndromes: Planejando ações pedagógicas inclusivas

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