A sala de aula de hoje, não é a mesma de 10 anos atrás e nem do ano passado.
Verdade? Sim. todos os anos nossas crianças são bombardeadas de informações úteis e inúteis, seus responsáveis devem filtrar tudo que é transmitidos à eles. Mas isso não vem acontecendo, devido a alta liberdade que as crianças tem hoje em dia, e também a autoridade sobre os pais, que culpados pela ausência na vida dos pequenos, vão permitindo que eles façam coisas que não deveriam para sua idade, para amenizar a falta deles.
A internet é uma grande auxiliar nesse processo, ela é vilã e herói. Todo conteúdo deve ser supervisionado pelos pais, para saber o que seu filho está vendo....e com isso permear seu conhecendo instruindo-os com o certo, ou não permitir certos acessos.
Motivados a realizarem desafios para provarem para si e para os outros que são fortes e capazes, mas sem discernimento algum do perigo que podem estar correndo...participam desses desafios e as vezes seus pais nem ficam sabendo.... Muitas informações sem filtros, sem supervisão, sem conhecimento. seus ídolos não são mais super heróis e sim you tubers, e seus canais com conteúdos estranhos e desenfreados a desafios e esculachos com o outro, lógico que não vou generalizar, e ainda bem que muitos não seguem essa linha e publicam conteúdos ótimos. Mas por que será que os conteúdos mais vistos são os que não são apropriados ou não agregam saber.
Tudo isso, vem para dentro da sala de aula e competem com as aulas, que passam a ser desinteressantes, com todo o mundo dentro do celular. E eles querem comentar, ver o que o outro acha. O professor tem que trabalhar com todos esses aspectos e criar novos meios de dar aula, assim torná-las menos monótonas e mais atrativas, para isso buscar informações sobre as atualidades, e até mesmo pelo conteúdos dos videos que são assistidos no you tube, para reverter os conteúdos para a aula e torná-las discutíveis, utilizar em português, matemática, ciências, e todas as outras. Ajudando os alunos com isso além de criar um opinião sobre o assunto, ajudá-los a filtrar essas informações.
Ser professor é estar em constante estado de aluno. Nunca parar de buscar aprender para ensinar melhor.