sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Reflexões sobre nossos jovens e a sociedade

             Os jovens não são preparados para enfrentar as frustrações devido á prontidão a que estão acostumados. Eles não estão recebendo atenção da família como deveria, pois há falta de tempo, as responsabilidades que seus pais tem para com a família, acabam por extinguir o relacionamento familiar, cada um tem um horário diferente.
              Assim os jovens não "amados" quando se relacionam com outra pessoa, e depois de algum tempo perde a pessoa amada, acabam não sabendo lidar com a frustração de um relacionamento terminado, não saberá porque aconteceu, isso poderá ser por não saber dar atenção, carinho, e compreensão, esta por não ser mais praticada por muitos. esta pessoa que não recebeu este sentimentos não saberá dar.
             Tudo isso leva a pessoa para uma depressão, a violência, as drogas, elas perdem a noção do que é certo ou errado em busca de algo que perdeu e quer de volta a qualquer custo, pois ela é carente desses sentimentos.
            Então, vemos hoje várias barbáries acontecendo com nossos jovens e cada vez mais cedo. E perguntamos porquê?
            A sociedade que vivemos hoje nos mostra um mundo de sonhos, sucessos e realizações. Estão lá nos comerciais, novelas,filmes, noticiários, revistas, uma vida bela. Mas para isso é preciso dinheiro, para se enquadrar no topo, ser como os jovens diz "top popular".  Mas para se ter o dinheiro é preciso trabalhar, e ganhar bem, e para que isso aconteça a pessoa precisa ter uma boa base de educação para alcançar uma posição que lhe dê uma boa remuneração. Mas esta mesma sociedade não nos prepara para o fracasso, de não conseguirmos chegar lá, e somos então vitimados por isso. Um quer ser melhor que o outro, e para isso as vezes não pondera suas ações. Isso desde  que entramos na escola. Ponto. Agora chegamos na questão da educação.
            Na escola os alunos são apresentados á várias disciplinas, que falam da ciência, da tecnologia, da história entre outras. Mas quem quer saber do passado numa sociedade que só pensa no futuro, este que cada vez mais vicia os jovens por sua aparência, rapidez e comodidade, para que lembrar do passado se o agora é tão mais fascinante.
           Os alunos mais desenvolvidos, que aprendem com mais facilidade, acabam ganhando destaque na classe, e aqueles que tem um pouco mais de dificuldade acaba sendo desestimulado por não conseguir acompanhar o ritmo da sala. Ele não ganha elogios, não faz perguntas por que não entendeu o assunto, os colegas fazem zoação. Assim o sistema educacional não está preparando cidadãos pra viver na sociedade que temos hoje. Estão criando pessoas frustradas por não alcançarem o ideal apresentado pela sistema.
          Os jovens pensam no futuro, mas este está distante.  Com isso esquecem que para ter o futuro que querem precisam agir no presente, querem tudo fácil, pois a sociedade os mostra que é fácil. Mas para quem?
          Alguns conseguem entender que se não estudarem, mesmo precisando aprender conteúdos que nunca vão usar como, fórmula de bháskara, trignometria, ao menos se quiserem se formar matemáticos, mas isso poderia ser aprendido na graduação. Seriam poupados o tempo gastos com isso na escola, pois quase ninguém consegue entender neste período e, poderiam ser aproveitados com assuntos mais importantes para a vida.
          Esses que procuram aprender para ser "alguém na vida", que estudam, poucos terão realmente chances, pois nossa educação esta decadente, existem muitas didáticas, cada escola tem uma, método de tal pessoa, de tal país. Nosso país tem que ter um sistema único e funcional de educação, para escolas privadas e particulares, para todos terem as mesmas chances de lutar por uma vida digna. Ter professores bem remunerados e com condições de trabalhos digno. Professores desmotivados, desmotivam seus alunos pois não conseguem ensinar com tantas burocracias e papéis, sem materiais necessários e local adequado.
         Nossa educação esta doente, de muitos vírus, está pedindo socorro, pois vai morrer. Aos poucos  nossos alunos estão se perdendo por aí, pois a escola não é mais vista como 2º lar, como antigamente.
         Então como os jovens terão um futuro se não nada se é feito no presente?


                                                                                                  Karen Oliveira, 2012

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

apostila para Silábicos-Alfabéticos



Se quiser estou vendendo uma apostila com 55 atividades para serem trabalhadas com alunos silábicos-alfabéticos.  Se quiserem envie nos comentários....